JOGO
1: GANHA
CEM PRIMEIRO
INDICAÇÃO: Para alunos do 1º e 2º
Ano.
OBJETIVO PEDAGÓGICO: construir a noção de agrupamento de
10 em 10.
OBJETIVO DO JOGO:
v Ganha quem formar o
grupão primeiro: que é o amarrado de dez grupos de dez palitos.
Quem primeiro formar
o grupão levanta a mão com ele e declara em voz alta: “ganhei CEM primeiro”.
MATERIAIS:
v 100
palitos por jogador;
v 12
ligas elásticas (elásticos utilizados, em geral, para amarrar dinheiro) por
jogador;
v Dois
dados, de preferência com algarismos. Se for com bolinhas, de preferência que
não seja o tradicional, isto é, sem constelação (sem a distribuição clássica
das quantidades), fazendo com que a criança tenha que contar a quantidade
indicada em cada dado, conforme observamos na figura a seguir. Os dados podem
ter quantidades maiores que seis;
v 1
pote (que pode ser copo plástico ou embalagem de sorvete).
NÚMERO
DE JOGADORES: entre dois e quatro alunos.
REGRAS DO
JOGO:
Na
primeira rodada:
· Cada jogador, na sua
vez, lança os dois dados e pega a quantidade de palitos de acordo com o valor indicado pelo
total de pontos dos dados. Todos os palitos devem estar inicialmente
depositados no pote;
· Se o resultado for
igual ou maior que 10, a criança deverá usar a liga elástica para amarrar 10
palitos e formar um grupo. Se houver sobra, ela ficará na mesa, sem amarrar,
para se juntar aos palitos ganhos nas próximas rodadas, a fim de fazer novos
grupos. Caso o resultado seja menor que 10, o jogador deverá deixá-los na mesa
sem amarrar, esperando a próxima rodada na esperança de formar um grupo de 10;
· Ao concluir a
organização de seus palitos soltos e dos grupos, passa os dois dados para o
colega seguinte, dizendo: “EU TE AUTORIZO A JOGAR”. Isto faz com que cada
jogador tenha sua rodada garantida e que os demais observem as contagens,
correspondências, agrupamentos, aprendendo e refletindo, não apenas nas suas
próprias ações, mas nas ações dos colegas.
Nas rodadas
seguintes:
· Lançar os dados e, cada vez que
obtiver DEZ palitos, usar a liga elástica para formar um grupo, podendo ficar,
no final da rodada, com palitos soltos e grupos;
· Se houver palitos soltos, serão
guardados para serem acrescentados aos que serão ganhos nas rodadas posteriores,
sendo que devem ficar na carteira do aluno, organizados, de forma a não
misturar com os dos colegas (isso também é Matemática) ou com os do pote. Os
palitos inicialmente devem ficar no pote, visando à organização do material e
para não haver mistura (a escola deve fornecer meios para ajudar a criança
pequena, em processo de alfabetização, a se organizar);
·
Ao
obter DEZ grupos de dez palitinhos, usar uma liga elástica para agrupar os dez
grupos, formando um grupão. Assim feito, a criança levanta o grupão e declara
em voz alta “ganhei CEM primeiro”. Caso levante os dez grupos sem agrupá-los em
um grupão, é punido perdendo um grupo de dez, que volta ao pote.
Quando um aluno se declarar ganhador,
os colegas devem conferir se está tudo certo, ou seja, se o grupão é formado de
dez grupos amarrados e se cada grupo tem dez palitinhos.
O jogo não termina com a declaração do
primeiro ganhador. O professor deve estimular os demais
jogadores a continuar o jogo
para ver quem ficará em segundo, terceiro lugar, e assim por diante. Quem já
ganhou fica ajudando a conferir as quantidades que cada jogador está obtendo e
organizando em grupos.
JOGO 2:
GASTA CEM PRIMEIRO
INDICAÇÃO: para alunos do 1º
ao 3º Ano.
OBJETIVO
PEDAGÓGICO: compreender o processo de desagrupamento.
OBJETIVO
DO JOGO:
v Devolver
ao pote todos os palitos, ficando com ZERO palito primeiro.
MATERIAIS:
v Um pote vazio no
centro da mesa de jogo;
v 100 palitos por
jogador;
v 11 ligas elásticas;
v Dois dados, de
preferência com algarismos.
NÚMERO DE JOGADORES: entre 2 e 4 alunos.
REGRAS DO JOGO
· Para
preparação do jogo, cada jogador organiza seus palitos num grupão: dez grupos de dez palitos.
Na
primeira rodada:
· Cada jogador, na sua vez, deve lançar os dois dados e
retirar de seu grupão a quantidade de acordo com o valor indicado pelo total de
pontos dos dados. Os palitos retirados devem ser colocados no pote.
· Nesta primeira rodada, o jogador deve retirar a liga do
grupão, para então, escolher um dos grupos para desmanchar.
· Para retirar os palitos do grupão, deve retirar a liga
elástica, antes de tirar os palitos. Não pode retirar palitos do grupo ou do
grupão sem desfazê-lo, pois assim ele não fica mais com DEZ e, portanto, não é
mais grupo ou grupão.
· Os palitos que sobraram, após a colocação no pote da
quantidade indicada pelos dados, ficam na carteira do aluno, organizados, de
forma a não misturar com os dos colegas.
· Cada jogador vai, ao longo do jogo, conservando consigo as
ligas que foram soltas, como forma indicativa de grupos que foram desfeitos.
Quem tiver mais ligas soltas, estará mais próximo de ganhar o jogo.
· Após “colocar no pote” a quantidade de palitos indicada
pelos dados, o aluno deve organizar em sua carteira quantos grupos e soltos lhe
restaram, assim como as ligas elásticas.
· Ao concluir a organização de seus palitos soltos e grupos,
passa os dois dados para o colega seguinte dizendo: “EU TE AUTORIZO A JOGAR”.
Nas rodadas seguintes:
· O procedimento é o mesmo da primeira jogada, sempre
desagrupando, quando for necessário, e separando os grupos dos soltos para ter
clareza do quanto ainda tem.
· Chegando ao final do jogo, quando o jogador tiver menos de
dez palitos, na vez de jogar, joga apenas com um dado. Também ao final do jogo,
quando tirar no dado valor maior do que possui, perde a vez, passando a vez ao
colega seguinte.
·
Quando
um jogador conseguir ficar sem nenhum palito, é declarado como primeiro
ganhador.
· Quando um aluno se declarar ganhador, os colegas devem
conferir se está tudo certo, ou seja, se o ganhador está sem nenhum palito e
onze elásticos como prova dos desagrupamentos realizados. O jogo não termina
com a declaração do primeiro ganhador. O professor deve estimular os demais jogadores
a continuar o jogo para ver quem ficará em segundo, terceiro lugar, e assim por
diante. Quem já ganhou, ajuda a conferir as quantidades que cada jogador está
retirando e organizando em grupos.
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