quinta-feira, 4 de setembro de 2014

AS PROFESSORAS ELENILDA DO 2º ANO E GELCILENE DO 3º ANO TRABALHAM OS JOGOS DO PNAIC


JOGO 1: GANHA CEM PRIMEIRO
INDICAÇÃO: Para alunos do 1º e 2º Ano.

OBJETIVO PEDAGÓGICO: construir a noção de agrupamento de 10 em 10.
OBJETIVO DO JOGO:
v Ganha quem formar o grupão primeiro: que é o amarrado de dez grupos de dez palitos.
Quem primeiro formar o grupão levanta a mão com ele e declara em voz alta: “ganhei CEM primeiro”.
MATERIAIS:
v 100 palitos por jogador;
v 12 ligas elásticas (elásticos utilizados, em geral, para amarrar dinheiro) por jogador;
v Dois dados, de preferência com algarismos. Se for com bolinhas, de preferência  que não seja o tradicional, isto é, sem constelação (sem a distribuição clássica das quantidades), fazendo com que a criança tenha que contar a quantidade indicada em cada dado, conforme observamos na figura a seguir. Os dados podem ter quantidades maiores que seis;
v 1 pote (que pode ser copo plástico ou embalagem de sorvete).
NÚMERO DE JOGADORES: entre dois e quatro alunos.
REGRAS DO JOGO:
Na primeira rodada:
· Cada jogador, na sua vez, lança os dois dados e pega a quantidade de  palitos de acordo com o valor indicado pelo total de pontos dos dados. Todos os palitos devem estar inicialmente depositados no pote;
· Se o resultado for igual ou maior que 10, a criança deverá usar a liga elástica  para amarrar 10 palitos e formar um grupo. Se houver sobra, ela ficará na mesa, sem amarrar, para se juntar aos palitos ganhos nas próximas rodadas, a fim de fazer novos grupos. Caso o resultado seja menor que 10, o jogador deverá deixá-los na mesa sem amarrar, esperando a próxima rodada na esperança de formar um grupo de 10;
· Ao concluir a organização de seus palitos soltos e dos grupos, passa os dois dados para o colega seguinte, dizendo: “EU TE AUTORIZO A JOGAR”. Isto faz com que cada jogador tenha sua rodada garantida e que os demais observem as contagens, correspondências, agrupamentos, aprendendo e refletindo, não apenas nas suas próprias ações, mas nas ações dos colegas.
Nas rodadas seguintes:
· Lançar os dados e, cada vez que obtiver DEZ palitos, usar a liga elástica para formar um grupo, podendo ficar, no final da rodada, com palitos soltos e grupos;

·      Se houver palitos soltos, serão guardados para serem acrescentados aos que serão ganhos nas rodadas posteriores, sendo que devem ficar na carteira do aluno, organizados, de forma a não misturar com os dos colegas (isso também é Matemática) ou com os do pote. Os palitos inicialmente devem ficar no pote, visando à organização do material e para não haver mistura (a escola deve fornecer meios para ajudar a criança pequena, em processo de alfabetização, a se organizar);

· Ao obter DEZ grupos de dez palitinhos, usar uma liga elástica para agrupar os dez grupos, formando um grupão. Assim feito, a criança levanta o grupão e declara em voz alta “ganhei CEM primeiro”. Caso levante os dez grupos sem agrupá-los em um grupão, é punido perdendo um grupo de dez, que volta ao pote.
Quando um aluno se declarar ganhador, os colegas devem conferir se está tudo certo, ou seja, se o grupão é formado de dez grupos amarrados e se cada grupo tem dez palitinhos.
     O jogo não termina com a declaração do primeiro ganhador. O professor deve estimular os demais

jogadores a continuar o jogo para ver quem ficará em segundo, terceiro lugar, e assim por diante. Quem já ganhou fica ajudando a conferir as quantidades que cada jogador está obtendo e organizando em grupos.


JOGO 2: GASTA CEM PRIMEIRO
 INDICAÇÃO: para alunos do 1º ao 3º Ano.
OBJETIVO PEDAGÓGICO: compreender o processo de desagrupamento.
OBJETIVO DO JOGO:
v Devolver ao pote todos os palitos, ficando com ZERO palito primeiro.
MATERIAIS:
v Um pote vazio no centro da mesa de jogo;
v 100 palitos por jogador;
v  11 ligas elásticas;
v Dois dados, de preferência com algarismos.
NÚMERO DE JOGADORES: entre 2 e 4 alunos.

REGRAS DO JOGO
·  Para preparação do jogo, cada jogador organiza seus palitos num grupão: dez grupos de dez palitos.
Na primeira rodada:
· Cada jogador, na sua vez, deve lançar os dois dados e retirar de seu grupão a quantidade de acordo com o valor indicado pelo total de pontos dos dados. Os palitos retirados devem ser colocados no pote.
· Nesta primeira rodada, o jogador deve retirar a liga do grupão, para então, escolher um dos grupos para desmanchar.
· Para retirar os palitos do grupão, deve retirar a liga elástica, antes de tirar os palitos. Não pode retirar palitos do grupo ou do grupão sem desfazê-lo, pois assim ele não fica mais com DEZ e, portanto, não é mais grupo ou grupão.
· Os palitos que sobraram, após a colocação no pote da quantidade indicada pelos dados, ficam na carteira do aluno, organizados, de forma a não misturar com os dos colegas.
· Cada jogador vai, ao longo do jogo, conservando consigo as ligas que foram soltas, como forma indicativa de grupos que foram desfeitos. Quem tiver mais ligas soltas, estará mais próximo de ganhar o jogo.
· Após “colocar no pote” a quantidade de palitos indicada pelos dados, o aluno deve organizar em sua carteira quantos grupos e soltos lhe restaram, assim como as ligas elásticas.
· Ao concluir a organização de seus palitos soltos e grupos, passa os dois dados para o colega seguinte dizendo: “EU TE AUTORIZO A JOGAR”.
    Nas rodadas seguintes:
· O procedimento é o mesmo da primeira jogada, sempre desagrupando, quando for necessário, e separando os grupos dos soltos para ter clareza do quanto ainda tem.
· Chegando ao final do jogo, quando o jogador tiver menos de dez palitos, na vez de jogar, joga apenas com um dado. Também ao final do jogo, quando tirar no dado valor maior do que possui, perde a vez, passando a vez ao colega seguinte.
· Quando um jogador conseguir ficar sem nenhum palito, é declarado como primeiro ganhador.
· Quando um aluno se declarar ganhador, os colegas devem conferir se está tudo certo, ou seja, se o ganhador está sem nenhum palito e onze elásticos como prova dos desagrupamentos realizados. O jogo não termina com a declaração do primeiro ganhador. O professor deve estimular os demais jogadores a continuar o jogo para ver quem ficará em segundo, terceiro lugar, e assim por diante. Quem já ganhou, ajuda a conferir as quantidades que cada jogador está retirando e organizando em grupos.

                                               








Nenhum comentário: