terça-feira, 11 de setembro de 2012

COMISSÃO ESCOLAR SE REUNE PARA A SELEÇÃO DOS TEXTOS QUE IRÃO REPRESENTAR A ESCOLA NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA.


POEMA
Tarauacá é meu lugar
Moro em Tarauacá.
Tarauacá é meu lugar.
Lugar cheio de vida.
Como é bom morar em Tarauacá.

Tarauacá é meu lugar
de sentir,viver,sonhar
Tarauacá lugar de esperança e
de povo sorridente.

Tarauacá é meu lugar.
Onde nasci, cresci e sorri
Tarauacá terra amada.
Tua história de desbravamento me encanta.
Te dou uma flor para sentir teu amor.

Gosto de Tarauacá
Do festival do abacaxi,
Do animado carnaval
Dos rios de águas barrentas,
pássaros revoando no céu.

Gosto de Tarauacá
Da alegria do povo
Das árvores, do novenário de São Francisco
e de meninos. Moro em Tarauacá.

Tarauacá é meu lugar de sorrir,
cantar, dançar e pular
Cidadezinha pacata de praias belíssimas
Quem te visitou com certeza se encantou.

Tarauacá minha terra querida
Que eu sempre vou amar,
Gosto muito da minha terra
Ela é o meu lugar.
Nalanda de Souza Araújo.
Aluna do 5º ano “U”


MEMÓRIA
Ah! Que saudade
Desde que nasci passei por muitos lugares, no qual vivi por mais tempo foi em Alagoas.
Recordo-me que quando era criança não estudava, pois tínhamos que trabalhar para ajudar no sustento da família, já que dependíamos da borracha.
Naquela época a vida não era fácil.Estudar! Não podia, tinha era que trabalhar, alem de ter poucas escolas e as que tinha a distancia era muito grande. Brincar! Nem sonhando, só algumas poucas vezes quando dávamos uma “robadinha” dos nossos pais.
Como não tínhamos brinquedos nossa mais gostosa brincadeira era a “baladeira” que ficávamos dando tiros enquanto não saiamos para o roçado. Era cansativo, mas no caminho do roçado admirávamos as belezas da mata e o canto dos pássaros.
Eu tinha medo quando ia chegando a noite, medo dos animais grandes que morava nas matas e as historias de assombração que meu pai contava.
E assim passei minha infância trabalhando “duro”, constitui família tivemos 5 filhos e moro em Tarauacá.
Sou Francisco da Silva Barbosa tenho 60 anos.
Daiane Ferreira da Silva
8º ano “A”

CRÔNICA
Minha linda Tarauacá
     Numa quarta feira muito quente parei para analisar o lugar onde vivo, uma pequena cidade chamada Tarauacá, muito bela com paisagens paradisíacas. Como nem tudo é perfeito minha cidade apresenta problemas como é comum em muitas cidades, um deles são os buracos que ao sair de um cai-se em outro. Nada que seja impossível solucionar, pois a mesma vem melhorando e se desenvolvendo constantemente.

     Nossa cultura é bem diversificada desde verões bem animados a festivais mais conservados. O novenário de São Francisco, por exemplo, é um evento religioso sendo o maior e o mais tradicional, é uma época de muita movimentação na cidade, pois quando chegam de alguns lugares pessoas se dizendo devotas do santo, dá-se inicio as festividades: nove noites para rezar e se divertir, para quem gosta de rir apresentações engraçadas não faltam. Durante o dia os camelôs fecham algumas ruas para vender seus produtos, há uma aglomeração muito grande de pessoas nas barracas, ocasionando muito calor. Alguns fatos engraçados ocorrem durante a festa, um dia ao comprar roupas com minha mãe, o sol estava muito quente, eu estava com muita sede e com vontade de “afrouxar a bexiga”, não agüentava mais. Aproximei-me do balcão em certa barraca, e apaguei geral, quando acordei fiquei toda sem graça, pois havia feito “xixi” nas calças. Às vezes ocorre o inesperado!

     O novenário é uma festa católica, onde a fé é expressa de diversas formas. A última noite, por exemplo, ocorre a procissão. Vêm milhares de pessoas de diversos lugares, seringal e outros municípios vizinhos para pagar suas promessas. Há cenas de todos os tipos, pessoas com tijolos nos ombros, motor serra, perna-de-pau, descalços e trapilhos ou ainda vestidos com as roupas de São Francisco. Essa é a nossa cultura, um pouco dela completa as diversidades que o lugar onde vivo oferece.
Aluna: Francisca Feitosa
9º ANO “A”

Nenhum comentário: