quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ACRE E PERU FIRMAM ACORDO DE INTERCÂMBIO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

A era da globalização econômica e tecnológica intensificou as relações sociais, políticas e educacionais em todo o globo. No campo educacional, cada vez mais pessoas e grupos de regiões diferentes entram em contato direto, trocando e vivenciando experiências bem sucedidas.

É com esse pensamento que o cônsul Geral do Peru no Acre, Jesus Carranza, acompanhado do cônsul adjunto Sandro Baldarrago, visitou o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, para tratarem de assuntos relacionados à educação nos dois países. Esta visita dá continuidade ao que foi acordado no Seminário Internacional “Desenvolvimento Econômico Integrado Sustentável na Pan-Amazônia Sudoeste (Brasil, Bolívia e Peru)”, realizado em junho deste ano, pelo governo do Estado.

Durante o seminário, foi recomendado às autoridades do Setor de Educação a oferta, no contraturno, do ensino fundamental e médio do ensino da língua portuguesa, no Peru, e da língua espanhola, no Brasil, nas zonas fronteiriças, assim como o ensino das línguas nativas. O primeiro passo neste sentido, dado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte, é a construção de quatro Centros de Ensino de Línguas (CEL), nas cidades fronteiriças de Plácido de Castro, Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil.


Nenhum comentário: