quinta-feira, 5 de julho de 2012

OBSERVAÇÃO DE AULAS DE MATEMÁTICA DE 1º AO 5º ANO
     Durante a semana a coordenação pedagógica acompanhou as aulas de matemática em todos os anos. O objetivo é avaliar o processo de ensino aprendizagem para em seguida fazer a realização dos ajustes necessários, seja na metodologia seja no domínio do conteúdo.
    No dia 04/06 (terça-feira), a Profª Elenilda 1º ano, trabalhou uma atividade de localização. Inicialmente ela explorou o conhecimento prévio do aluno acerca de lateralidade. Expôs um cartaz com uma imagem onde os alunos deveriam identificar o trajeto de algumas formigas ao seu formigueiro por meio de código.

    A aula foi bem interessante, os alunos participaram bastante e a professora fez todas as intervenções necessárias para que os alunos aprendessem. Será necessário a realização de outras aulas de localização no plano, mas antes a professora precisa vivenciar uma atividade prática com sua turma, pois até então, está muito abstrato para eles.
     A professora Luzivane do 2º ano trabalhou jogos com os seus alunos. Dividiu a turma em grupos e para cada um deu-lhe um dominó. As operações foram distribuídas de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos. Os alunos receberam muito bem o comando dado, se concentraram, contaram nos dedos, trocaram idéias entre si. A aula foi muito interessante.




     O 3º e o 4º ano também trabalharam localização e deslocamento no plano. No início as professoras desenvolveram uma aula prática sugerida pelo PROFEMAT. Em duplas, a professora dava o comando e os alunos executavam: aperta a mão direita, esquerda, pé direito, esquerdo, orelha e etc. Algumas das atividades desenvolvidas também são sugestões do PROFEMAT.



        Já o 5º ano trabalhou construção de sólidos geométricos com massa de modelar e palitos de picolé. A aula foi super legal, os alunos realizaram direitinho todos os comandos dados pela professora Célia, que incentivou a todos na realização das tarefas e fez intervenções para os que mesmos cumprissem a tarefa.




      De forma geral, todas as aulas foram boas. Aulas criativas e práticas são fundamentais para elevar o gosto pelo estudo, sem contar que facilita a compreensão dos alunos. Os sorrisos de satisfação dos mesmos nos deixa muito contentem.
Sugestões de atividades
 A planta de um bairro está representada na figura ao lado.  Nela, a localização da roda gigante é indicada por (2,3) . Desta forma, a identificação do carrossel é
a) (    ) (3,3)         b) (    ) (4,3)         c) (    ) (6,1)         d) (   ) (1,6)

      Ana e sua família moram na cidade de São Paulo e pretendem ir de carro até Salvador. Sabendo que durante o percurso, eles vão parar em Vitória, para visitar um parente, quantos quilômetros terão de percorrer?
(A)    952km               (B) 953km                     (C) 954 km                             (D) 955

      Isabela faz parte de um grupo musical e vai fazer uma apresentação na igreja de seu bairro. Veja, no mapa abaixo, onde ela está.
O caminho mais curto para Isabela chegar à igreja é
(A) indo pela Rua Notre Dame, seguindo pela Rua Lafaiete da Mata e descendo a Rua Bom Jesus.
(B)  pegando o caminho entre as praças e seguindo pela Rua Padre Odorico.
(C)  passando pela Rua Madalena Ferreira e subindo a Rua Professor Hilário.
(D)  indo pela Rua Madalena Ferreira, subindo a Rua Bom Jesus e entrando na Rua Lafaiete da M.



   As ruas que não se cruzam, mesmo se fossem prolongadas, são ruas paralelas. Quais das ruas representadas no mapa são paralelas?         




Nenhum comentário: