Formação Continuada com os professores do 1º ao 5º ano
II - Estudo do caderno
II - Estudo do caderno
Data: 11/07/2012
Local: Esc. De Ensino Fund. “Rosaura Mourão da Rocha”.
Horário: 14 h
Carga horária: 4h/a
Tema: Ler para aprender a estudar
Conteúdo:
Estudo da sequência de atividades: “Linha do tempo da história indígena no Acre”.
Objetivos:
Estudar, com ajuda do coordenador, textos expositivos tanto para aprender sobre o assunto tratado quanto para aprender procedimentos de estudo;
Subsidiar os professores com texto de fundamentação teórica para reconhecimento enfatizando procedimentos de estudo;
Ler para definir os procedimentos da sequência de atividade a ser aplicada na sala de aula.
Procedimentos Metodológicos:
1º momento – 20 minutos
Boas vindas;
Momento de espiritualização;
Fala da Gestora;
Informes pedagógicos: a observação das aulas de matemática acontecerá 1x por mês/ preparar aulas atrativas, a avaliação diagnóstica será aplicada após o recesso escolar, todo início de aula fazer um momento de acolher os alunos, durante a observação de aulas não solicitar ajuda da coordenação, pois o objetivo é único, avaliar o desempenho docente, quando quiser ajuda da coordenação, avisar com antecedência, parabenizar as professoras pelos avanços e verificar os alunos que não avançaram, por quê? Planejar uma aula diferente para 6ª feira.
Apreciação de um slide de motivação “A tigela de madeira”.
Retomar ao encontro anterior: momento de conversa sobre o desenvolvimento da sequência desenvolvida do caderno 04.
2º momento – 30 minutos
Leitura colaborativa do texto “estudar é aprender pela leitura e pela escrita”;
Socialização da leitura do texto;
Apresentação de um slide de alguns exemplos de procedimentos de estudo de texto e discussão pelo grupo.
3º momento – 1h e 30 minutos
Formar grupos;
Apresentar a sequência “Linha do tempo da História indígena do Acre”;
Estudo e análise das propostas da sequência (quais as possíveis dificuldades que os alunos teriam para estudar esse texto, que material (recursos) são necessários utilizar para facilitar a compreensão dos alunos, que questionamentos serão possíveis de realizar, aqueles questionamentos que os alunos não fazem).
Entregar para cada grupo um subtítulo do texto, pedir que leiam e realizem a proposta indicada na sequência e dramatizem o tempo apresentado.
Apresentação dos grupos e comentários.
4º momento – 20 minutos
Tarefa para casa – definir data para todas as professoras trabalharem essa sequência 1 x por semana, fazendo registro das atividades.
Avaliação do encontro.
Tarefa para casa – definir data para todas as professoras trabalharem essa sequência 1 x por semana, fazendo registro das atividades.
Avaliação do encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário