quinta-feira, 3 de maio de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA PELA PROFESSORA ELENILDA NASCIMENTO -
1º ANO
Sequência de atividades: “Hidratando o nosso corpo”
Duração: Aproximadamente, duas semanas
Expectativas de aprendizagem
[o que é preciso ensinar/comunicar explicitamente ou criar condições para que os alunos aprendam]

◦ Estabelecer relações entre os conhecimentos prévios e informações novas.
◦ Incentivar a escrita como registro.
◦ Utilizar registro em tabela para organizar e sistematizar as informações obtidas na leitura, nas discussões e experimentos sobre o tema.
◦ Ampliar o conhecimento sobre os textos expositivos por meio de situações significativas de leitura e produção.

Sequência de Atividades e Procedimentos Metodológicos
Proposta 1: Apresentação da proposta pelo professor / Contextualização
Encaminhamento
• Conversar com os alunos sobre a relação entre os dias quentes e o suor que os seres humanos eliminam.
• Registrar as hipóteses levantadas.

Proposta 2: Leitura de texto expositivo
Encaminhamento
• Encaminhar a leitura de um texto informativo sobre a hidratação do corpo humano.
• Propor que, durante a leitura em duplas, com a ajuda do professor, os alunos façam anotações sobre a importância da água em nosso corpo e as razões pelas quais sentimos mais sede em dias quentes. As anotações encontradas no texto deverão ser feitas em tabela para ajudar os alunos na organização dos registros.
• Socializar as descobertas feitas durante a leitura e fazer os ajustes necessários no registro em tabela.
• Conversar sobre o texto lido, relacionando com a classe as hipóteses levantadas e registradas na proposta 1.







Nenhum comentário: