Data: 16/05/2012
Horário: 18 horas
Duração: 3 horas
Objetivos:
· Discutir a sequência “Estrelas e Constelações” com os professores para que eles conheçam a estrutura de uma sequência didática.
· Conhecer os procedimentos de estudo de textos expositivos.
1º Momento – 15 minutos
· Acolhimento – slide de motivação - Miguel
· Apresentação da pauta;
· Observação do céu.
2º Momento: Levantamento de
conhecimentos prévios: 25 minutos
·
Qual dificuldade
que os alunos têm em ler, interpretar e compreender textos informativos?· Socialização
· Preencher a primeira parte da tabela 1:
Procedimentos de estudo de texto que eu utilizo para
ensinar os alunos a estudar textos expositivos
|
Procedimentos eu aprendi a partir das atividades
realizadas no encontro.
|
|
|
|
|
|
|
3º Momento: Simulação de atividade: 1:
30 minutos
Realizar com os professores: Atividade 1 – O que sabemos sobre as estrelas?
Texto – Menina canadense torna-se a mais jovem descobridora de estrelas.
· Projetar apenas o título do texto e fazer a antecipação dos conhecimentos com relação ao mesmo;
· Leitura do texto e grifando os pontos mais importantes;
· Socialização;
· Leitura de um texto complementar.
Atividade 2 – Descobrindo
Texto – As estrelas piscam no céu? Por que temos essa sensação ao observá-las?
· Problematização – Que dificuldade os alunos teriam para sublinhar as informações mais importantes no texto?
· Anotar as possíveis dificuldades.
· Leitura do texto grifando as informações importantes;
· Registrar que procedimentos de leitura poderão ser utilizados para trabalhar o texto com seus alunos.
· Socialização
Atividade 3 – Texto: O mapa do céu
· Leia o texto e escreva o entendimento de cada parágrafo;
· Ainda no grupo, elaborar um texto informativo com o título “As Estrelas e as Constelações”, a partir das leituras anteriores.
· Ler o texto produzido e analisar se está bem escrito, se precisa acrescentar alguma coisa, se está claro;
· Registrar que procedimentos de leitura poderão ser utilizados para trabalhar o texto com seus alunos.
Atividade 4 – Conhecendo o planetário – 20 minutos
· Apresentar um planetário e pedir para que eles mostrem os movimentos de rotação e translação.
5º Momento: Avaliação - 20 minutos
Retomada da tabela, preenchendo o segundo campo: Que procedimentos eu aprendi a partir das atividades realizadas no encontro.
6º Momento: Tarefa de casa – 10 minutos
Planejar e desenvolver com sua turma a sequência
didática, fazendo registro reflexivo e visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário