quinta-feira, 17 de maio de 2012

PAUTA GRUPO DE ESTUDO COM PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS
Data: 16/05/2012
Horário: 18 horas
Duração: 3 horas
Objetivos:
·         Discutir a sequência “Estrelas e Constelações” com os professores para que eles conheçam a estrutura de uma sequência didática.
·         Conhecer os procedimentos de estudo de textos expositivos.

1º Momento – 15 minutos
·         Acolhimento – slide de motivação - Miguel
·         Apresentação da pauta;
·         Observação do céu.

2º Momento: Levantamento de conhecimentos prévios: 25 minutos
·         Qual dificuldade que os alunos têm em ler, interpretar e compreender textos informativos?
·         Socialização
·         Preencher a primeira parte da tabela 1:

Procedimentos de estudo de texto que eu utilizo para ensinar os alunos a estudar textos expositivos
Procedimentos eu aprendi a partir das atividades realizadas no encontro.








3º Momento: Simulação de atividade: 1: 30 minutos
Realizar com os professores:
Atividade 1 – O que sabemos sobre as estrelas?
Texto – Menina canadense torna-se a mais jovem descobridora de estrelas.
·         Projetar apenas o título do texto e fazer a antecipação dos conhecimentos com relação ao mesmo;
·         Leitura do texto e grifando os pontos mais importantes;
·         Socialização;
·         Leitura de um texto complementar.

Atividade 2 – Descobrindo
Texto – As estrelas piscam no céu? Por que temos essa sensação ao observá-las?
·         Problematização – Que dificuldade os alunos teriam para sublinhar as informações mais importantes no texto?
·         Anotar as possíveis dificuldades.
·         Leitura do texto grifando as informações importantes;
·         Registrar que procedimentos de leitura poderão ser utilizados para trabalhar o texto com seus alunos.
·         Socialização
 
Atividade 3 – Texto: O mapa do céu
·         Leia o texto e escreva o entendimento de cada parágrafo;
·         Ainda no grupo, elaborar um texto informativo com o título “As Estrelas e as Constelações”, a partir das leituras anteriores.
·         Ler o texto produzido e analisar se está bem escrito, se precisa acrescentar alguma coisa, se está claro;
·         Registrar que procedimentos de leitura poderão ser utilizados para trabalhar o texto com seus alunos.
 
Atividade 4 – Conhecendo o planetário – 20 minutos
·         Apresentar um planetário e pedir para que eles mostrem os movimentos de rotação e translação.
 
5º Momento: Avaliação - 20 minutos
Retomada da tabela, preenchendo o segundo campo: Que procedimentos eu aprendi a partir das atividades realizadas no encontro.

6º Momento: Tarefa de casa – 10 minutos
Planejar e desenvolver com sua turma a sequência didática, fazendo registro reflexivo e visual.














Nenhum comentário: