sexta-feira, 30 de março de 2012

1ª OFICINA - OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

     Os alunos da Professora Célia Mourão - 5º ano desenvolveram a primeira oficina da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Na oportunidade, convidaram para uma entrevista o professor e escritor Francisco Alves de Freitas.
Aluno: Qual o seu nome?
Freitas: Meu nome é Francisco Alves de Freitas ( Freitas)
Aluno: Qual a sua profissão?
Freitas: Gerente comercial da firma F.C. Cunha Freitas.
Aluno: Onde o senhor mora?
Freitas: Na Rua João Pessoa, 830- centro.
Aluno: Qual o dia do seu aniversário?
Freitas: Meu aniversário é no dia 01 de junho.
Aluno: Para qual time o senhor torce?
Freitas: Sou torcedor do Botafogo do Rio de Janeiro.
Aluno: Antes de o senhor ser professor e escritor, qual outra profissão queria exercer?
Freitas: Desejava ser engenheiro civil.
Aluno: Para o senhor, o que é poema?
Freitas: É um texto que expressa a alma do autor, isto é, suas emoções mais profundas.
Aluno: Com quantos anos o senhor iniciou sua carreira de escritor?
Freitas: Comecei aos 17 anos.
Aluno: Quantos anos o senhor tinha quando fez o seu primeiro poema?
Freitas: Também aos 17 anos.
Aluno: Qual o seu poema predileto?
Freitas: Meu poema predileto, na verdade, são mais de um: “A natureza Chora” e “Miragem”.
Aluno: Seus poemas surgiram espontaneamente?
Freitas: Sim, sempre gostei de ler poemas e isso me levou a escrever poemas.
Aluno: O senhor já publicou algum livro? Qual o título que deu a ele?
Freitas: Sim, já publiquei dois: “O amor a natureza e o povo”, e “Brados de Vidas”.
Aluno: O senhor gosta de ser escritor? Por quê?
Freitas: Sim, pois através do que escrevo, posso expressar minhas emoções e meus sentimentos.
Aluno: Em seus poemas, o senhor gosta de falar sobre quais assuntos?
Freitas: Gosto de falar de Deus, da natureza, de amor e faço críticas ao sistema político brasileiro, onde impera a corrupção.
Aluno: O senhor sempre teve uma hora reservada para escrever seus poemas, ou as ideias surgiram quando menos o senhor as esperava?
Freitas: As ideias surgem inesperadamente, em qualquer lugar, nas mais diversas ocasiões.
Aluno: Qual o seu autor preferido?
Freitas: Meu autor predileto é Casimiro de Abreu, um autor do período de Romantismo.
Aluno: Qual a importância da leitura em nossas vidas?
Freitas: A leitura ajuda a desenvolver o raciocínio, aperfeiçoa a escrita, amplia os nossos conhecimentos e faz-nos viajar por lugares diversos, aumentando a nossa visão do mundo.
Aluno: Todos nós, dessa turma, teremos a oportunidade de elaborar poemas, pois estamos participando de uma olimpíada. Para o senhor, qual o segredo do sucesso? O que fazer para que os nossos poemas sejam bem escritos?
Freitas: O segredo do sucesso na elaboração dos poemas de vocês depende da força de vontade e da atenção naquilo que for ensinado e, também é claro, no dom que vocês tiverem para essa arte.
Aluno: O senhor poderia ler um dos seus poemas?
Freitas: Sim, irei ler os poemas: “A natureza Chora”, “ Sonhei”, “Miragem” e “ Deus Criador”.
       Os alunos finalizaram a entrevista, cantando o hino da Escola, onde a letra da canção foi composta por ele.
MIRAGEM
Faz-me feliz
O verde dos teus olhos
Que miram o azul
Do céu como o mar;
Como a buscar
No infinito
O amor distante,
O amor perdido!...
          Quero acordar desse sonho
          Que me adormece
          Levando-me a navegar
          Pelas lembranças doces,
          Pedaços de ilusão
          De inverdades
          De sonhos
          Ou de miragem.
Faz-me flutuar
Nas nuvens
Esse teu amor
Macio, doce, suave,
Como pluma de algodão
Que o vento carrega
Como num leve beijo.
          Quero permanecer sonhando
          Que estás comigo,
          Como pássaro pelo jardim
          Quando o sol nasce
          A cada manhã
          Ou quando a chuva
          Regar a terra
          Ao desabrochar
          Cada nova flor
          Que trouxer primavera.
 






Nenhum comentário: